#SaveYourSkin

Proteção solar ótima para si e para os que mais gosta.
Verifique, proteja-se e esteja ao sol em segurança

Faça download do método ABCDE

As mulheres grávidas e o sol: o risco de "pano" da gravidez

\\SRV-PUBLIC\Applications\Site-LRP-Inter\Deploy\Resources\SkinChecker3\images-dyn\v_article_pregnancy-mask.jpg

Durante a gravidez, o corpo feminino produz mais hormonas femininas, o que provoca um aumento da produção de melanina.  Se a pele estiver exposta ao sol durante a gravidez, poderá ser observada uma hiperpigmentação no rosto. Trata-se do infame "pano" de gravidez ou cloasma.

Sintomas

A influência das hormonas...

O "pano" da gravidez afeta uma grande parte das mulheres, ocorrendo no quarto mês da gravidez. A gravidez faz com que o corpo das mulheres produza uma quantidade significativamente elevada de hormonas femininas (estrogénios), o que também provoca um aumento da síntese de melanina. Esta hiperpigmentação surge na forma de manchas castanhas ou acinzentadas e, na maioria das vezes, é encontrada no centro da testa, no queixo e à volta da boca. Surge na forma de manchas pigmentadas castanhas e de forma irregular.

Origens

...e o sol

A exposição solar aumenta consideravelmente o risco de aparecimento dao pano da gravidez. Na verdade, a quantidade de radiação solar recebida num dia agradável, sem nuvens, pode provocar um excesso de produção de melanina, sendo suficiente para despoletar o fenómeno do cloasma. Normalmente, as manchas desaparecem seis meses após o parto mas o risco de recidiva durante a próxima gravidez é elevado. Assim, é preferível prevenir o aparecimento do "pano"de gravidez.

Tratamentos

Para prevenir o "pano" da gravidez

Para prevenir o aparecimento do "pano" da gravidez, siga uma regra: proteger a sua pele diariamente, mesmo na cidade. A ideia não é esconder-se do sol mas seguir algumas regras durante a exposição solar.

  • Use um chapéu
  • Proteja a sua pele com um creme de índice de proteção máximo.
  • Aplique o creme de duas em duas horas.
  • Em casa, à noite, como prevenção, utilize creme antimanchas (de pigmentação)

Todas estas precauções devem ser tomadas, independentemente da altura do dia.

Não hesite em obter informação mais detalhada junto do seu dermatologista.

  • Facebook
  • Pin