#SaveYourSkin

Proteção solar ótima para si e para os que mais gosta.
Verifique, proteja-se e esteja ao sol em segurança

Faça download do método ABCDE

Educar os pacientes sobre o risco de alguns medicamentos altamente fotossensíveis.

A Fotossensibilidade é o resultado de uma interação entre os raios ultravioleta e uma substância sensível encontrada na pele. Pode ser um produto aplicado localmente (perfume, medicamento) ou uma molécula distribuída pela corrente sanguínea (medicamento fotossensível). Existe alguma forma de tratamento ou de prevenção? Consulte um dermatologista.

Quais os sintomas da fotossensibilidade?

Os pacientes podem ter uma reação limitada às zonas expostas ao sol.

A pele fica vermelha. Fica com um aspeto semelhante a uma queimadura. A reação ocorre logo após a aplicação de um produto ou toma de um medicamento. A reação poderá ser parecida com um eczema, que se estende além das zonas expostas da pele.  O aparecimento desta fotoalergia ocorre normalmente (48 horas após a exposição).

O que fazer nestes casos?

Um exame visual da pele indica rapidamente a fotossensibilização.

Pergunto aos meus pacientes quais os medicamentos que tomaram e os cremes medicinais e cosméticos que aplicaram. Existem muitos produtos fotossensíveis (alguns antibióticos, antidepressivos, anti-inflamatórios, etc.). Se suspeitar de um medicamento, encaminho por vezes os meus pacientes para uma consulta de especialidade para realizarem exames sob radiação ultravioleta. Devemos, obviamente, aliviar o desconforto do doente, suspender o tratamento se possível e terminar a exposição solar.

Quais as suas recomendações para prevenir a fotossensibilidade?

Os pacientes devem estar bem informados dos riscos associados a determinados medicamentos com elevada fotossensibilidade.

Os pacientes não devem hesitar em perguntar ao seu médico esta questão. Determinados medicamentos, como a medicação para o coração, não podem ser interrompidos. Aconselho os meus pacientes a evitar a exposição solar e, se estiverem ao ar livre, não devem descuidar a proteção solar (roupa, chapéu, produto com fator de proteção solar elevado). Quando estiverem debaixo do sol, deverão evitar aplicar perfumes diretamente na pele.

  • Facebook
  • Pin