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A nossa dermatologista juntou-se com 15 influencers para desvendarem os mitos sobre a acne

Dicas de especialistas

Que alimentos provocam a acne?
Será que a cura pode estar no teu prato?

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1

Os laticínios provocam acne


VERDADEIRO Diferentes estudos relatam resultados diferentes mas existem algumas provas que o consumo exagerado de laticínios diariamente pode ser um despoletador de acne. Os médicos não sabem exatamente a razão mas a hipótese mais provável é que as hormonas presentes no leite sejam as responsáveis. Experimente reduzir os laticínios (sem cair no exagero) e veja como a sua pele reage. E não se esqueça, os batidos de proteína são como leite ultra concentrado! Evite-os a todo o custo se as borbulhas forem um problema.

2

O chocolate provoca manchas


FALSO Todas as pessoas são diferentes, por isso se acha que o chocolate lhe provoca borbulhas, evite-o se possível.  Mas não existem provas concretas de que o chocolate exerce algum efeito sobre a acne.  Além do mais, o chocolate preto é riquíssimo em anti-oxidantes benéficos para a pele!

3

Os doces e bolos podem provocar borbulhas.


VERDADEIRO Estudos recentes demonstraram que os alimentos com elevado teor de glucose - os que fazem subir o nível de açúcar no sangue - podem agravar a acne. Sabemos que é mais fácil dizer do que fazer, mas para manter a sua pele feliz, opte por alimentos ricos em fibra, como cereais integrais e leguminosas em vez de açúcares simples e farinha branca.

4

Beber muita água irá expulsar a acne.


FALSO Uma hidratação adequada é essencial para uma boa saúde em geral e a sua pele não é exceção mas umas viagens a mais ao refrigerador de água não vão limpar os seus poros nos próximos tempos (se a solução fosse assim tão simples!...).

5

Os óleos de peixe são amigos da sua tez.


VERDADEIRO Os óleos de peixe são ricos em ácidos gordos ómega 3, que ajudam a pele a combater a inflamação em todos os sistemas do corpo, incluindo o nosso maior orgão, a pele. Experimente introduzir na sua dieta uma porção de salmão ou atum algumas vezes por semana. Se o peixe não é dos seus alimentos preferidos, as nozes também são uma ótima fonte.

6

A vitaminas e os suplementos alimentares ajudam na maioria dos casos de acne.


FALSO As principais causas da acne são essencialmente hormonais e não estão relacionadas com uma alimentação deficitária em vitaminas e minerais. Contudo, uma dieta equilibrada rica em frutos e vegetais irá ajudar a fornecer à pele os nutrientes necessários para eliminar as borbulhas. Um "arco-íris no seu prato" é uma boa regra a seguir, uma vez que a fruta colorida e os vegetais possuem uma concentração elevada de antioxidantes que ajudam a pele a combater a inflamação.

7

Os alimentos ricos em gorduras, como a pizza e batatas fritas, alimentam a acne.


FALSO Um mito comum na acne é que a gordura no seu prato traduz-se em maior oleosidade nos seus poros mas não existe uma ligação direta entre ambos. Contudo, uma dieta rica em gorduras saturadas pode provocar micro-inflamações em todos os órgãos do corpo, incluindo a pele. Resumindo, a pizza e as batatas fritas não provocam a acne, sendo a moderação a melhor política para a sua saúde em geral.

8

O álcool pode provocar erupções.


FALSO Não existem provas conclusivas de que o álcool tenha alguma influência na acne. Contudo, é conhecido por agravar a vermelhidão na pele, pelo facto de conduzir à dilatação dos vasos sanguíneos e também à desidratação. Por isso, devemos sempre beber com moderação.

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