utilize cookies no nosso site para melhorar a sua experiência de utilizador. Se continuar a navegar presume-se que aceita a utilização de cookies. Clique AQUI para detalhes.

Fechar
0
test Fb connect
|ARTSEG_OP_PARENTSCORNER_SUN | |

Guia dos Pais

Proteção Solar

Porque é tão importante para as crianças brincar ao ar-livre?

Podemos querer protegê-los numa redoma de vidro, é certo, mas a verdade é que passear ao ar-livre, ver os peixinhos no lago, brincar com paus e pedras, andar de bicicleta ou num baloiço, são atividades de extrema importância para os mais pequenos. Descubra os seus reais benefícios para o desenvolvimento das crianças.“Nem sempre os pais percebem como brincar fora das paredes de casa é tão importante para o desenvolvimento físico, psicológico e social das crianças.” começa por explicar Bárbara Ramos Dias, terapeuta especialista em psicologia do adolescente e da criança.

Quais são, efetivamente, os benefícios de brincar ao ar livre?

  • Promovem o bem-estar psicológico: Os parques ajudam a restabelecer a tranquilidade e a diminuir o stress do dia-a-dia. Acredite que os mais novos também podem sofrer com alguma pressão e obstáculos dentro das suas realidades. “Ao serem expostos a outros ambientes, vão estar concentrados a desvendar estes (ainda novos) desafios e vão aprender a relativizar e a descontrair.” explica a psicóloga.

  • Trabalham o desenvolvimento emocional e social: Brincar com outras crianças em espaços abertos incentiva a partilha e desenvolve os instrumentos sociais. Quando leva os mais pequenos ao parque existe uma grande probabilidade de encontrarem outras crianças. “Deixe que estabeleçam novos laços, permitindo que desenvolvam as habilidades verbais e de comunicação, o seu sentido de independência, a auto-confiança e, ainda, o seu auto-conhecimento.” acrescenta Bárbara Ramos Dias.
  • Contrariam o sedentarismo: não deixe que cheguem da escola e fiquem sentados no sofá. Contrarie a inércia e o isolamento. “Há estudos que comprovam que, nos primeiros 5 ou 6 anos de vida, quanto mais a criança se movimenta e acciona grandes grupos musculares, maior é o estímulo cognitivo. Assim, correr livremente ao ar livre é algo que irá contribuir para o desenvolvimentos de capacidades como a organização espacial, o equilíbrio e outras competências motoras importantes,”, aponta Bárbara Ramos Dias.

  • Ficam mais fortes: O sistema imunitário fica reforçado com o contacto com as bactérias presentes no ambiente. “E esse contacto é também importante para perceberem e terem consciência, por exemplo, das diferenças entre os pequenos arranhões e algo mais sério.” explica a psicóloga.

  • Reforçam os laços familiares: “Rompe-se a hierarquia e trabalha-se nas relações familiares. As brincadeiras em família, no exterior, são de extrema importância para todos os elementos do núcleo familiar e fortalecem a capacidade de diálogo. Além disso, haverão memórias e recordações importantes para as crianças criadas nestes locais.” acrescenta a especialista.


  • Respiram ar puro e apanham sol: O ar, fora dos ambientes fechados, acaba por ser uma espécie de remédio natural, e quanto mais perto da natureza estiver, melhor. Já o sol, e a vitamina D, acabam por ser igualmente importantes para as crianças, sendo no entanto, recomendado, que utilizem sempre um chapéu e protetor solar adequado como Anthelios Dermo-Pediatrics FPS 50+, um spray multiaplicações, fácil de aplicar e que que garante proteção UVA/UVB de largo espectro, reforçada contra raios UVA (mais estrita do que a recomendação europeia para produtos de proteção solar), graças ao seu sistema filtrante patenteado com Mexoplex®. Mantenha também sempre presente, o período “proibido”, evitando a exposição solar entre as 11h30 e as 16h00.

  • Melhoram a aprendizagem: Ao brincarem estão a desenvolver habilidades cognitivas, que complementam a aprendizagem diária, como a partilha, resolução de problemas ou mesmo a memória. “As brincadeiras no exterior trabalham na orientação espacial, na capacidade de atenção e foco, e mesmo na coordenação motora.” defende a especialista.

Aproveite estes benefícios, e a chegada da Primavera, para organizar novos planos em família e ao ar-livre!

  • Facebook
  • Pin

Produtos em destaque

Veja todos os produtos