3 questões ao Especialista

A exposição solar agrava ou desencadeia problemas de pigmentação

Resources\Visuels\V4\Headers\Articles\INT\v_header_3questions_default.jpg

A pele pode ser a origem de problemas de pigmentação. Este tipo de problema pode assumir a forma de manchas pigmentadas, frequentemente nas zonas do corpo mais expostas ao Sol; ou de manchas despigmentadas. Em ambos os casos, recomenda-se a utilização de um protector solar adaptado, para evitar um agravamento. O conselho de um dermatologista.

Como se manifestam os problemas de pigmentação nos seus pacientes?

Manifestam-se, sobretudo, através de manchas pigmentadas provocadas pela exposição solar.

Quando surgem nos ombros, são consequência da exposição solar. No decorrer da gravidez, ou com a contracepção, o rosto pode apresentar zonas pigmentadas: o melasma. Em alguns pacientes, a pele pode bronzear-se de forma irregular, formando manchas mais claras, muitas vezes nos braços. Outros sofrem de vitiligo, uma doença de despigmentação, que forma manchas muito brancas na pele.

Como lhes explica este tipo de desordem?

Digo-lhes que a exposição solar agrava ou desencadeia este tipo de problema.

O vitiligo é uma doença de origem genética, fortemente acentuada pela exposição solar. O melasma tem uma origem hormonal, mas o factor que o desencadeia também é a exposição solar. Também explico que os lentigos actínicos são um sinal de alarme, significam que o "capital solar" esgotou; e que qualquer exposição adicional torna as manchas mais visíveis.

Que fotoprotecção recomenda?

No caso das manchas brancas de vitiligo, não protegidas pelo pigmento, recomendo evitar-se qualquer tipo de exposição solar.

Nas zonas do corpo expostas, é indispensável utilizar-se um protector solar com índice elevado. No caso do melasma, aconselho a fotoprotecção diária, logo desde os primeiros dias de Primavera, para evitar que as manchas escureçam. No caso dos lentigos actínicos, é necessário recorrer-se a todos os meios de fotoprotecção: vestuário, chapéu e protectores solares.

  • Facebook
  • Pin

Recomendada para si

See all articles