3 questões ao Especialista

A hidratação diária da pele é indispensável para atrasar o envelhecimento cutâneo

Resources\Visuels\V4\Headers\Articles\INT\v_header_3questions_default.jpg

O envelhecimento cutâneo, um fenómeno natural; traduz-se pela perda de elasticidade, pelo aparecimento de rugas e manchas pigmentadas, particularmente nas zonas expostas. Actualmente, é possível atrasar a sua evolução. O conselho de um dermatologista.

Como se processa o envelhecimento?

A pele envelhece devido à acção dos raios UV.

Os raios UV libertam a sua energia dentro da pele, dando origem a "radicais livres", muito nocivos. Esta oxidação altera as células e as fibras da pele. O tabaco, o álcool e a poluição também são factores agravantes. Com a idade, as fibras de colagénio sofrem o fenómeno de glicação (acção dos açúcares nas proteínas) que as rigidificam. Na mulher, a menopausa também acelera o envelhecimento.

O que aconselha neste caso?

A prevenção é importante: aconselho moderar-se a exposição solar.

Recomendo a utilização de filtros solares de largo espectro para o rosto, que protegem contra os UVA. Sensibilizo os pacientes para que deixem de fumar. Incentivo-os a adoptarem uma alimentação saudável, equilibrada e variada, rica em frutas e legumes, eficazes na luta contra os radicais livres. Estes conselhos tornam-se tão mais eficazes, quanto mais os seguirmos antes dos primeiros sinais visíveis de envelhecimento.

Que produtos cosméticos recomenda?

A hidratação diária da pele é indispensável.

Consoante o tipo de pele e idade, aconselho cremes com ingredientes activos antioxidantes (anti-radicais livres). Nomeadamente, os que contêm ácidos de fruta, vitamina C ou rétinol. Também existem cremes que combatem a glicação, para retardar o envelhecimento. Para as mulheres que passam muito tempo ao ar livre, recomendo a utilização de um creme de dia com filtro solar, logo a partir da Primavera.

  • Facebook
  • Pin

Recomendada para si

See all articles