3 questões ao Especialista

Em caso de pele c/desconfortos cutâneos, prescrevo cremes com moléculas apaziguantes ou cicatrizantes.

Resources\Visuels\V4\Headers\Articles\INT\v_header_3questions_default.jpg

Os desconfortos cutâneos manifestam-se através de vermelhidão e ressequimento. São desencadeados por determinados produtos mal tolerados por uma pele frágil; sabonetes, champôs, perfumes muito concentrados e alguns ingredientes activos. Como apaziguar este tipo de desconforto? O conselho de um dermatologista.

O que são desconfortos cutâneos?

Os desconfortos cutâneos, muito frequentes, podem apresentar-se sob diversas formas.

Por vezes, indevidamente, assemelham-se a uma reacção alérgica. As dermites de irritação não provocam ou provocam pouco prurido; afectam normalmente as zonas de aplicação dos produtos (com excepção das pálpebras). Os produtos potencialmente irritantes desencadeiam uma reacção inflamatória e uma alteração da barreira cutânea. Todos estes factores resultam na irritação visível da pele, com sensação de repuxar, de picar e, por vezes, um ligeiro prurido.

Quais as zonas afectadas?

Surgem, mais frequentemente, no rosto, nas pálpebras e no contorno dos olhos.

Nas costas das mãos e nos dedos, a irritação pode ser aguda, vermelha com inchaço, ou crónica, seca e fissurada. Na palma das mãos e nos dedos, a epiderme torna-se fina, seca e fissurada. No corpo, a pele resseca, estalada e descama.

O que recomenda neste caso?

Em primeiro lugar, peço que interrompam a aplicação dos produtos suspeitos.

Tratando-se da pele das pálpebras, aconselho evitarem-se todos os produtos cosméticos. Para o rosto, recomendo a limpeza com uma loção neutra ou uma água termal. Para o corpo, proponho a utilização de produtos sem sabão ou sabão sem tensioactivos. Prescrevo cremes com moléculas apaziguantes, suavizantes ou cicatrizantes e cremes protectores em caso de exposição solar. Evito a aplicação de produtos com cortisona.

  • Facebook
  • Pin

Recomendada para si

See all articles