#FreeFromSpots

A nossa dermatologista juntou-se com 15 influencers para desvendarem os mitos sobre a acne

Dicas de especialistas

Limpar a pele com tendência para a acne

\\SRV-PUBLIC-2015\Applications\Site-LRP-Inter-V4\Maquettes\online\includeV4\images-dyn\freefromspots_2016\v_article-golden

Os preciosos Sim e Não da limpeza da pele com tendência para a acne

De todos os mitos da acne, há um que é particularmente difícil de mudar: A acne é um problema de higiene e, se esfregares bem, a tua pele vai brilhar de novo. A verdade é bem mais complexa. Cuidar da pele com tendência para a acne trata-se tanto de respeitar o equilíbrio da pele como de usar os ingredientes ativos fortes adequados.

Sim, limpa o teu rosto duas vezes por dia

Embora a falta de higiene não seja responsável pelos surtos, limpar a tua pele continua a ser essencial. A higiene remove o excesso de células, de sujidade e de oleosidade que podem obstruir os poros e criar as condições perfeitas para as bactérias se reproduzirem.

Não uses sabão

Quando a pele fica oleosa e com tendência a imperfeições, a tentação é procurar aquele efeito “reluzente”. Mas os surfactantes de alguns sabões e outros produtos de enxaguar diminuem a barreira superficial da pele e têm um pH alcalino que causa irritação e aumenta a produção de óleo. Exatamente o oposto do que queres!

Sim, opta por águas micelares suaves

Esta textura sem enxaguar apenas elimina o óleo e células em excesso da superfície da pele, mantendo os lípidos essenciais que esta precisa. Algumas águas micelares também contêm ativos reguladores de sebo, como o zinco. Algumas toalhitas também têm um efeito similar mas assegura-te que não contêm álcool para evitares irritações.

Não esfregues

Quando a pele tem os poros obstruídos, borbulhas e pontos negros, os produtos com exfoliantes abrasivos podem parecer atrativos. A verdade é que as esferas e outras partículas ásperas de muitos produtos tendem a irritar a pele e incentivam a entrada de bactérias.

Sim, procura ingredientes como zinco, ácido salicílico ou LHA

Em termos gerais, quanto menos ingredientes contiver o teu creme de limpeza, melhor. Deste modo, estás a minimizar as hipóteses de vermelhidão e reatividade. Mas há uma mão cheia de ingredientes que são perfeitos para reequilibrar a tua tez. O zinco regula a produção de sebo, enquanto o ácido salicílico e LHA ajudam a regular a renovação celular e desobstruem os poros.

  • Facebook
  • Pin