0
De volta para laroche-posay.pt
Save your skin

Educar os pacientes sobre o risco de medicamentos fotosensibilizantes


\\SRV-PUBLIC-2015\Applications\Site-LRP-Inter-V4\Maquettes\online\includeV4\images-dyn\saveyourskin\v_article_30941.jpg

A fotossensibilização é o resultado da interação entre os raios ultravioleta e uma substância sensível encontrada na pele. Isto pode ser um produto aplicado localmente (perfume, medicamento) ou uma molécula administrada na pele através da circulação sanguínea (medicamento fotossensível). Como pode ser prevenido ou tratado? Conselhos de um dermatologista

Quais os sintomas da fotossensibilização?

p.p1 {margin: 0.0px 0.0px 0.0px 0.0px; font: 11.0px Calibri} Os pacientes podem ter uma reação violenta limitada às áreas da pele expostas ao sol.

A pele é vermelha. Parece semelhante a uma situação de queimadura. A reação ocorre rapidamente após a aplicação do produto ou ingestão do medicamento. A reação pode também ser semelhante a um eczema, extendendo-se para além das áreas da pele expostas. A emergência desta fotoalergia pode ser adiada (48 horas após a exposição).

O que pode fazer nestes casos?

O exame visual da pele rapidamente aponta para a fotossensibilização.

Eu pergunto aos meus pacientes sobre medicamentos que tenham tomado e produtos cosméticos ou cremes medicinais que tenham aplicado. Existem diversos produtos medicinais fotossensíveis (certos antibióticos, antidepressivos, anti-inflamatórios, etc). Quando eu suspeito de um medicamento, normalmente, aconselho aos meus pacientes realizarem uma consulta especializada para testarem sob radiação ultravioleta. Deve providenciar o alívio do cliente, suspender o tratamento quando possível e parar a exposição solar

O que recomenda para prevenir a fotossensibilização?

Os pacientes devem ser educados sobre o risco associado a certos medicamentos altamente fotossensíveis

Os pacientes não devem hesitar em perguntar aos médicos esta questão. Certos medicamentos, como medicação para o coração, não podem ser interrompidos. Eu aconselho os meus pacientes a evitar o sol e, se se encontararem ao ar livre, para prestarem atenção à proteção solar (roupa, chapéu, produto com elevado factor de proteção solar). Quando expostos ao sol, devem também evitar a aplicação de perfumes diretamente na pele.

  • Facebook
  • >Pin

Previna o cancro cutâneo