• Página inicial>
  • Corrective Make-up Workshops: a special time for sharing to help participants regain a zest for life

Uma vida melhor para a pele sensível

Workshops de Maquilhagem Corretiva: Uma ocasião muito especial para se partilhar e ajudar os participantes a recuperar o gosto pela vida

Graças à sua natureza visível, os problemas de pele podem por vezes danificar a auto-imagem de uma pessoa e afetar o relacionamento com os outros tanto no âmbito pessoal como profissional. Para melhorar o dia-a-dia dos pacientes que sofrem de condições de pele visíveis, foi criado um Workshop de Maquilhagem Corretiva no Centro Dermatológico Termal La Roche-Posay através de uma colaboração estreita com dermatologistas, maquilhadoras profissionais e o Laboratório Dermatológico La Roche-Posay. Esta inciativa inspirou muitos hospitais de todo o mundo a oferecer Workshops de Maquilhagem Corretiva.

Reconciliar-nos com o nosso aspeto

O primeiro Workshop de Maquilhagem Corretiva foi realizado em 1994 na vila de La Roche-Posay no Centro Europeu líder em Dermatologia  num ambiente de spa termal. 
Este projeto, que recai numa abordagem terapêutica global, tem como objetivo fazer com que os pacientes se permitam viver melhor com eles próprios e lidar melhor com o seu problema de pele.

Disponível gratuitamente aos visitantes do spa, estes workshops são principalmente destinados às pessoas que sofrem de uma ampla variedade de imperfeições muito visíveis. As maquilhadoras profissionais ensinam técnicas de aplicação, a escolher o tom mais indicado para a pele e conversam com os participantes para ajudá-los a se sentirem melhor com eles próprios. O Laboratório Dermatológico La Roche-Posay apoia esta iniciativa de duas formas: Através da oferta de uma linha de maquilhagem de alta-tolerância (olhos, lábios, unhas e base), cujos produtos são específicos para pele sensível, ricos em pigmentos, fáceis de aplicar e ajudam a ocultar as imperfeições; E através de apoio financeiro à abertura de novos workshops em todo o mundo.

Restaurar a auto-confiança através da orientação de especialistas

A vermelhidão, as marcas da acne, os efeitos posteriores das queimaduras, os efeitos secundários dos tratamentos de cancro, vitiligo, lentigo,etc.: Muitas vezes é difícil de imaginar o quão as condições de pele, independentemente da sua gravidade, podem quebrar o relacionamento de uma pessoa com os outros. As cicatrizes não são apenas físicas mas também psicológicas.

Essa é a razão porque os Workshops de Maquilhagem corretiva dados por maquilhadores formados em psicologia, procuram tratar a pessoa por inteiro, tanto do ponto de vista estético como psicológico. Aprender técnicas de maquilhagem corretiva para camuflar as imperfeições é um primeiro passo. Depois é uma questão de se ir mais além, para que uma pessoa se possa reconciliar com ela própria e recuperar a sua feminidade. Sendo um local para ouvir, partilhar e aprender, estes workshops ajudam portanto os pacientes a se sentirem melhor com eles próprios, a reconstruir os seus laços sociais e a recuperar o gosto pela vida.

Este processo fundamental poderá, em certos casos, ser complementado pela orientação individual ou familiar de um psicólogo clínico.

Até à data, foram criados 90 workshops em todo o mundo.

Alguns dos maiores hospitais e clínicas estão a abrir Workshops de Maquilhagem Corretiva com base no modelo criado no Centro Termal La Roche-Posay.

1Fonte: Conseil National des Etablissements Thermaux – França