#FreeFromSpots

A nossa dermatologista juntou-se com 15 influencers para desvendarem os mitos sobre a acne

Dicas de especialistas

Contraceção & acne.

v_article-acne_contraception.jpg

Contraceção, controlo da pele e controlo do risco.  A verdadeira história por trás da pílula.

A Pílula. Esta pequena super estrela é conhecida por apenas um nome e não é difícil de compreender porquê.  Além de muito eficaz na prevenção da gravidez, oferece efeitos secundários bastante vantajosos, tal como eliminar a acne hormonal.  Mas como funciona exatamente?

De que forma a pílula faz parar a acne

Os despoletadores de acne são essencialmente hormonais.  A testosterona (pois é, a mulheres também a têm) e outras hormonas semelhantes dizem à pele para produzir bastante sebo, o responsável pela acne. O estrogénio encontrado na PCO (pílula contraceptiva oral) compensa o efeito do tratamento da acne hormonal


A Dianette é um medicamento anti-acne mais potente do que a pílula de 2ª geração. Por isso, irás notar um efeito reflexo no início da toma.

Porque é que, provavelmente, a tua prescrição irá mudar

Apesar do nome sonante "a pílula", existem na realidade 4 gerações de PCO disponíveis.  Recentemente, os cientistas descobriram que a pílula de 2ª geração é, na realidade, mais segura do que a das gerações mais recentes e do que Dianette comparativamente aos riscos potenciais, como a DVT (trombose venosa profunda).


Independentemente do tipo de pílula que estiver a tomares, o risco é ainda muito reduzido mas, uma vez que tantas mulheres tomam estes medicamentos, para os médicos, o cuidado nunca é pouco. Como resultado, muitas mulheres foram aconselhadas a mudar para a pílula de 2ª geração.

Então, o que significa para a minha pele esta troca de pílula?

A Dianette é um medicamento anti-acne mais potente do que a pílula de 2ª geração. Por isso, irás notar um efeito reflexo no início da toma.


Se trocaste uma pílula de 3ª ou 4ª geração para a pílula mais segura da 2ª geração, só vais ter vantagens - não existe uma investigação sólida que comprove que as pílulas de 3ª ou 4ª geração sejam melhores para a pele do que as de 2ª geração.

E se a pílula não for indicada para ti?

Se a PCO simplesmente não for indicada para ti, fala com o teu médico ou farmacêutico sobre tratamentos alternativos para a sua pele - neste momento, existem várias alternativas para o tratamento da pele. Para mais informação, consulta o nosso guia das principais soluções dermo-cosméticas para manchas

  • Facebook
  • Pin