#FreeFromSpots

A nossa dermatologista juntou-se com 15 influencers para desvendarem os mitos sobre a acne

Dicas de especialistas

Como eliminar as cicatrizes da acne e as marcas vermelhas/castanhas

v_article-scars_marks.jpg

A acne pode ser um grande fonte de frustração. Não só as borbulhas são dolorosas, constrangedoras e totalmente inestéticas como também deixam alguns "lembretes" do tempo que passaram connosco. Eis o nosso guia rápido para saberes como prevenir e eliminar as marcas e cicatrizes da acne, para que te possas sentir confiante e com uma tez limpa.

Marcas pós-acne: em que consistem?

A simples borbulha é um viveiro de inflamações. A pele reage aumentando a corrente sanguínea para a zona, levando consigo glóbulos brancos "combatentes" para eliminar as bactérias e reparar os danos.   Infelizmente, esta intensa reação pode persistir mesmo após a mancha ter desaparecido, deixando uma marca vermelha (observada com maior frequência em peles mais claras).


Em peles mais escuras, a inflamação pode provocar uma produção de melanina no interior da pele, deixando uma marca castanha persistente.  Os médicos designam-na como hiperpigmentação pós-inflamatória ou PIH.


Se não for tratada, estas marcas poderão permanecer durante meses. Felizmente, existe tratamento.  Podes encontrar na tua farmácia soluções dermocosméticas eficazes, além de medicamentos com retinóides para esfoliar quimicamente a pele, trazendo as células pigmentadas à superfície. Acima de tudo, algumas dicas simples podem ajudar a evitar a formação de marcas e cicatrizes - vê em baixo as nossas 5 Regras de Ouro sobre o Que Não Fazer

Cicatrizes com buracos

As cicatrizes da acne ocorrem quando uma mancha se torna tão inflamada que as enzimas assimilaram todas as estruturas interiores da pele, tal como o colágeno e a elastina. A pele produz tecido de cicatrização para reparar os danos mas os resultados são buracos pouco estéticos: poderá chamá-los de crateras mas os dermatologistas chamam-nos de cicatrização atrófica.

Eliminar manchas escuras e cicatrizes.

No que diz respeito a cicatrizes da acne, a prevenção é melhor do que a cura, uma vez que removê-las é um processo longo e dispendioso. Estamos a falar de lasers, peeling químico e microdermoabrasão. A melhor política é certificares-te que a tua rotina de cuidados para a acne está a ser cumprida corretamente, para que as cicatrizes nunca cheguem a surgir.

As tuas 5 Regras de Ouro sobre O que Não Fazer:

1

Não toques, rebentes ou espremas - isto faz aumentar a inflamação e espalha a infeção.

2

Não utilizes produtos de limpeza agressivos nem esfoliantes abrasivos, assim como tudo o que seja agressivo para a pele, uma vez que irá agravar a inflamação responsável pelas cicatrizes e marcas.

3

Não poupes na hidratação. Em vez disso, opta por um hidratante não oleoso. A hidratação é essencial para uma cura ótima.

4

Não evites os cremes protetores por pensares que são oleosos ou que obstruem os poros. A radiação UV agrava o aspeto das cicatrizes e manchas escuras. Por isso, não te esqueças de aplicar diariamente um protetor solar não-comedogénico e matificante.

5

Não hesites em consultar um dermatologista para obteres conselhos especializados sobre como enfrentar qualquer problema relacionado com a acne.

  • Facebook
  • Pin