#FreeFromSpots

A nossa dermatologista juntou-se com 15 influencers para desvendarem os mitos sobre a acne

Dicas de especialistas

A verdade sobre a cura "milagrosa" da acne

v_article-miracle_acne_cure.jpg

"Livra-te da acne durante a noite com este truque pouco comum!" Há anos atrás, costumava navegar pela internet na esperança de encontrar o Santo Graal da acne, uma substância mágica com o poder de eliminar imediatamente a acne. A ideia de que uma cura milagrosa pode estar escondida nos armários da cozinha torna tudo mais apelativo. E os remédios naturais caseiros têm de fazer bem à sua pele, certo?

As minhas experiências loucas na cozinha foram um grande falhanço. Só quando aderi a um programa de tratamento prescrito pelo dermatologista e a um regime de cuidado para pele sensível é que a minha pele começou a ganhar nova vida. Mas considerando que é sempre divertido olhar para trás e rirmo-nos das situações, eis as minhas principais experiências com remédios caseiros, incluindo a opinião especializada da nossa dermatologista, a Dra. Alexandra Osório, sobre cada ingrediente "milagroso".

1

Bicarbonato de sódio: barato, de fácil acesso e não muito assustador, este parece ser um bom sítio por onde começar. Misturei-o com água para criar um esfoliante DIY(faça você mesmo). Resultado? A minha pele ficou vermelho-beterraba e com um tremendo formigueiro.

Opinião da dermatologista

O bicarbonato de sódio é altamente alcalino, significando que irá afetar o pH naturalmente ácido da pele. Não o recomendaria aplicar sobre a pele.

2

Pasta de dentes: Esta pasta de menta fresca deixa os dentes a reluzir mas o que poderá fazer à pele? Não muito, como se acabou por observar. Foi muito agressiva, acabando por ressecar a pele, deixando o meu rosto vermelho e a escamar.

Opinião da dermatologista

Tal como o bicarbonato de sódio, a pasta de dentes é alcalina e irá afetar o equilíbrio natural da pele.  Não recomendaria a um paciente que aplicasse pasta de dentes no seu rosto, tendo em conta a variedade de soluções que existem atualmente.

3

Óleo de coco: Experimentei este inverno, quando tinha a pele muito seca. Os Vloggers andam doidos com as suas propriedades hidratantes. Achei-o demasiado oleoso e, mais tarde, li que é bastante comedogénico. Não é, de certeza, uma cura para a acne.

Opinião da dermatologista

O óleo de coco é um emoliente eficaz para a pele seca mas não é um tratamento direcionado para a acne.

4

Óleo de melaleuca: Os fóruns online não se cansam de elogiar as suas propriedades naturais antisséticas. Esses elogios são merecidos, uma vez que me ajudou, de facto, com as erupções mas não foi uma solução muito abrangente que me ajudasse a controlar a acne a longo prazo.

Opinião da dermatologista

As propriedades antisséticas do óleo de melaleuca têm provado ser eficazes. Por isso, o resultado poderia ter sido pior mas aquele não produz qualquer efeito sobre os condutas pilossebáceas obstruídas responsáveis pela acne.

5

Sudocrem: Encontrei este ingrediente num fórum online sobre acne e as pessoas estavam a elogiar as suas propriedades apaziguantes sobre as manchas. Apliquei uma camada fina sobre as manchas e deixei atuar durante a noite. Pela manhã, estavam um pouco menos vermelhas mas nada de transcendente.

Opinião da dermatologista

Sudocrem é um creme protetor eficaz, sendo útil para cortes e arranhões mas não é direcionado para as causas da acne - poros obstruídos que ficam infetados.


Como podes ver, a mensagem para levar para casa é simples. Os remédios DIY (Faça Você Mesmo) e as curas "milagrosas" acabam, muitas vezes, por agravar o problema em vez de o melhorar e não substituem um verdadeiro tratamento dermatológico. O senso comum e os tratamentos específicos apoiados em escolhas informadas sobre cuidados de pele serão sempre melhores do que o que quer que encontre nos armários da cozinha dos seus pais!

  • Facebook
  • Pin